Surrealismo no Cinema

laila vidal jan svank 1

Jan Svankmajer

Este é Jan Švankmajer, cineastas tcheco sempre citado por Tim Burton como sendo uma de suas maiores referências. Švankmajer produziu mais de trinta filmes sendo cinco longas. Além de diretor ele é escultor e designer e produz todos os objetos e cenários utilizados em seus filmes.

Sua obra versa sobre temas como a falta de comunicação, a burocracia, o sexo, o terror, a decomposição, a morte, o absurdo e o humor negro, tendo o surrealismo como pano de fundo para contar suas fantásticas histórias.

Para conhecer o mundo de Švankmajer indico começar com a série de três curtas Dimensions of Dialogue de 1983.

Nesta série o diretor monta um retrato da comunicação em três partes: a primeira mostra três cabeças (feitas de diversos materiais, entre frutas, peças de cozinha e material escolar) devorando-se infinitamente, o segundo retrata um casal e seus problemas para lidar com o produto de sua paixão, e o último mostra duas cabeças jogando uma variante bizarra do jogo pedra-papel-tesoura.

Vou mostrar pra vocês agora meu preferido, o segundo video, que fala sobre relacionamentos amorosos.

Quer ver mais? Vou deixar aqui um video com a série completa e outro dia quero falar de outros trabalhos dele, a começar pelo filme Alice, uma obra incrível! Divirtam-se!

Ah! E pra quem quer ver um pouco mais sobre suas criações e objetos tem no Pinterest.

Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *